A área das Termas de São Pedro do Sul faz parte de um extenso maciço de granitos. A origem da água termal surge, segundo os geólogos especialistas, de uma grande falha tectónica ativa que se prolonga nesta região. Esta consegue conduzir fluxos de água subterrânea de grandes distâncias e profundidades.
A água termal emerge do interior da terra à superfície com uma temperatura natural de 68,7º C. Caracteriza-se como uma água fracamente mineralizada, “doce”, com reação muito alcalina. É bicarbonatada, sódica, carbonatada, fluoretada, sulfidratada e fortemente silicatada.
Esta água pertence a um grupo designado por águas sulfúreas, sendo o enxofre o elemento responsável pelo seu cheiro característico. Mantém a sua estabilidade físico-química há milhares de anos e é bacteriologicamente pura.
Pela sua composição única, tem reconhecidos efeitos terapêuticos aquando da sua utilização em programas de cura termal.
Caracterização físico-química típica:
Temperatura: 68,7 ºC
pH= 8,82 (a 20ºC),
Mineralização Total=356,6mg/L
Sulfuração Total= 21,2mL/L,
Bicarbonato (HCO3-)= 117,2mg/L,
Sódio (Na+)= 89,9mg/L,
Fluoreto (F-)= 17,5mg/L,
Sílica Total (SiO2)= 73,8mg/L.
ESTUDOS DE INVESTIGAÇÃO
Effect of S Pedro do Sul thermal water on skin irritation Environmental Geochemistry and Health Aproveitamento Geotérmico em Cascata em São Pedro do Sul O Campo Hidromineral e Geotérmico de S. Pedro do Sul - da exploração à aplicação Termas de São Pedro do Sul - outros aproveitamentos
@termassps
Siga-nos
@termassps
Instagram