Início > FAQS > Termalismo Terapêutico

Termalismo Terapêutico

FAQS

O que é necessário para ir fazer termas?

Embora não seja obrigatório, convém dar conhecimento ao seu médico de família para que este possa atestar a necessidade de realização dos tratamentos termais (e desta forma poder beneficiar da comparticipação do Serviço Nacional de Saúde, caso seja o caso; se for beneficiário de outro subsistema de saúde deve informar-se previamente com os mesmos). Caso disponha de exames médicos recentes, deverá traze-los para serem analisados por um dos nossos médicos, aquando da consulta médica que precede os tratamentos.

 

 

Sou obrigado a ir a uma consulta médica?

Se vier fazer uma cura termal (a duração aconselhada para uma cura termal é de 14 a 21 dias de tratamentos, embora possa ser ajustada) é obrigatória a realização de uma consulta médica por um dos nossos médicos hidrologistas. A prescrição médica é válida durante todo o ano civil, sendo que, pode ser utilizada para a realização de mais do que uma cura termal.

 

 

A partir de que idade se pode fazer termas?

Por norma, a partir dos 5 anos de idade é possível uma criança fazer tratamentos termais, caso a mesma colabore para que estes sejam realizados de uma forma eficaz.

 

 

As termas têm alojamento próprio?

Não, as Termas de S. Pedro do Sul fazem apenas a gestão dos balneários termais. Para informações sobre os alojamentos disponíveis nas imediações dos balneários deverá contactar o Posto de Turismo.

 

 

Uma vez que existem dois balneários, qual deles devo escolher?

A escolha do edifício fica sempre ao critério do utente. No entanto, poderá ser condicionada pelo serviço procurado. É o caso da fisioterapia, que funciona em exclusivo no Balneário D. Afonso Henriques e do bem-estar termal, cujos serviços estão concentrados no Balneário Rainha D. Amélia. No caso do termalismo terapêutico, ambos os balneários dão resposta, sendo que variam apenas nas instalações e preços. No entanto, só terá de optar por um dos balneários no momento da compra dos tratamentos. Cada tratamento tem um preço definido em função do balneário e da época escolhida para a sua realização;

 

 

Necessito de algum equipamento especial para fazer os tratamentos?

Para a realização dos tratamentos termais é obrigatória a utilização de fato de banho e touca (exceto tratamentos às vias respiratórias). Para a realização de tratamentos às vias respiratórias, é necessária a aquisição de um kit individual com o respetivo equipamento e que servirá, caso não se verifiquem alterações nos tratamentos prescritos, para as outras épocas.

 

 

Todas as pessoas podem fazer termas?

Excetuando algumas condições de saúde mencionadas nas contraindicações, na generalidade todas as pessoas poderão fazer tratamentos termais. No entanto, a decisão final será sempre do médico hidrologista que, na consulta médica prévia, analisará caso a caso.

 

 

Se tiver algum problema de saúde durante a permanência nas Termas, o que devo fazer?

Durante o funcionamento dos balneários termais, estará disponível um médico que será chamado a prestar assistência, sem qualquer custo associado, a todos os utentes das Termas de S. Pedro do Sul que tenham alguma intercorrência de saúde durante a permanência nos balneários.
No que diz respeito à cura termal, poderá beneficiar, gratuitamente, de mais 2 consultas de acompanhamento, no mesmo ano civil, desde que relacionadas com os tratamentos termais prescritos;

 

 

A realização de tratamentos termais obrigam a algum tipo de cuidados especiais?

Durante a sua cura termal, e no sentido de não impedir o benefício dos tratamentos, deverá respeitar as seguintes recomendações:
– fazer uma alimentação cuidada e evitar a ingestão de bebidas frias;
– manter-se agasalhado e evitar choques térmicos, assim como evitar esforços físicos violentos
– não contactar diretamente com águas muito frias
– evitar banhos de mar, rio e piscinas após terminar os tratamentos (aguardar pelo menos 1 mês)

 

 

Qual a melhor altura do ano para fazer os tratamentos?

Uma vez que as doenças crónicas podem tratar-se em qualquer época do ano, isso depende apenas da disponibilidade de cada utente (as Termas de S. Pedro do Sul estão abertas todo o ano).

 

 

Existem algumas atividades para os termalistas fazerem quando não estão em tratamento?

Sim, as Termas de S. Pedro do Sul têm ao dispor dos termalistas, e do público em geral, um programa de animação, mensalmente pensado, com atividades de lazer e descontração diárias, que compreendem situações lúdicas, culturais e desportivas variadas que se dividem pelas várias partes do dia, de modo a preencher os espaços mortos da estadia.

 

Conheça todos os nossos produtos

Conheça todos os nossos produtos

@termassps

Siga-nos

Instagram

Siga-nos nas redes sociais