Português  Castellano Français English Deutsch

CONTACTOS . EDIÇÕES . METEOROLOGIA

 
 
Pesquisar
 
 

 
HOME / ASMA

Consulte o site da A.P.A: www.apa.org.pt
 
24-05-2011
A CURA TERMAL NA ASMA É UM TRATAMENTO CURATIVO E PREVENTIVO


Termas de S. Pedro do Sul, 24 Maio de 2011 - “Os efeitos medicinais das Águas Termais podem levar à cura total da Asma”, afirmou o Dr. Aires Leal, médico de medicina interna e diretor clínico das Termas de S. Pedro do Sul (TSPS), na sessão pública das 2ªs jornadas de Saúde Termal, que contou também com a presença do Dr. Luís Araújo, médico imunoalergologista convidado pela APA, Prof. Adriano Azevedo, administrador das TSPS, Ana Maria Quintas, Presidente da APA e de dezenas de doentes, no auditório do Balneário Rainha D.ª Amélia. “As propriedades químicas das águas termais permitem diminuir as crises agudas da Asma e reduzir o consumo total ou parcial de medicamentos, proporcionando uma melhoria significativa da qualidade de vida dos doentes que sofrem desta patologia”, explica o Dr. Aires Leal. As TSPS têm na sua génese características únicas capazes de curar esta doença inflamatória quando diagnosticada precocemente, segundo o director clínico. Em síntese, os tratamentos termais na Asma constituem uma importante terapêutica curativa e preventiva.

O prof. Adriano Azevedo, que deu início à Sessão Pública, falou da importância das Jornadas e deste tipo de iniciativas que ligam as Termas às comunidades de doentes e de médicos, reforçando que a principal missão das TSPS é precisamente “divulgar a opção termal como uma escolha natural”, permitindo o seu acesso a milhões de portugueses com doenças para as quais as águas termais de S. Pedro do Sul estão especialmente indicadas – reumatologia e vias respiratórias -, sendo para isso fundamental “o desenvolvimento de sinergias de proximidade e ligação às comunidades dos doentes e às comunidades dos médicos”, sublinhou o administrador das Termas.

Em Portugal cerca de 10 por cento das pessoas são asmáticas…

“Em Portugal existem cerca de 10 por cento de asmáticos, o que corresponde, sensivelmente, a um milhão de pessoas”, segundo o Dr. Luís Araújo, médico imunoalergologista, membro da Associação Portuguesa de Asmáticos e um dos intervenientes convidados pelas TSPS para a sessão pública sobre as Curas Termais na Asma. “A Asma é a doença crónica mais frequente nas populações jovens e é uma doença onde Portugal evoluiu muito ao nível do conhecimento, tratamento e respetivo diagnóstico”, referiu o especialista em imunoalergologia, sublinhando que “cerca de 57 por cento dos doentes no nosso país têm a doença controlada”.

Segundo Ana Maria Quintas, Presidente da APA, existem ainda “muitos casos de doentes que normalmente não valorizam a asma”. A APA, criada em 1994, tem como principal objectivo contrariar esta realidade através da “disponibilização contínua de informação para o tratamento e prevenção da doença crónica das vias respiratórias, potenciando o bem-estar dos asmáticos e a sua qualidade de vida”, afirma a presidente, reiterando a importância do Protocolo de Cooperação assinado, no âmbito destas jornadas, com as Termas de S. Pedro do Sul.

A participação ativa das várias pessoas presentes na Sessão Pública, muitas delas termalistas, marcou este encontro de partilha de conhecimentos sobre as Curas Termais na Asma. Entre diversas intervenções, registo para uma termalista que afirma ter deixado de tomar qualquer anti-inflamatório ao fim da realização regular de Curas Termais. “Com a realização regular de Curas Termais, melhorei da sinusite e nunca mais tomei medicamentos e outros antibióticos…” .

Protocolo de Cooperação assinado visa equivalência das Curas Termais aos medicamentos em termos de comparticipação.

Para além de diversas reuniões e ações desenvolvidas por ambas as direções e pelos médicos participantes convidados, a APA e as Termas SPS assinaram ainda um Protocolo de Cooperação, visando aprofundar “o conhecimento da acção clínica, terapêutica e preventiva das Curas Termais na Asma, desenvolvendo iniciativas conjuntas e com terceiros, nomeadamente com as comunidades de médicos ligados directa e indirectamente ao tratamento da Asma” e “aumentar a acessibilidade da comunidade de doentes com Asma às Curas Termais, quer divulgando a opção termal, quer desenvolvendo acções conjuntas (…) no sentido de tornar a opção termal em geral e as Curas Termais em particular, mais acessíveis, fazendo-as equivaler, no mínimo, à medicação clássica prescrita aos doentes com asma, nomeadamente no âmbito da comparticipação do Estado”.
 
2ªs. JORNADAS DE SAÚDE TERMAL: “AS CURAS TERMAIS NA ASMA”

Dias 21 e 22 de Maio nas Termas de S. Pedro do Sul
. As Jornadas incluem uma Sessão Pública, Sábado dia 21 às 18:00 no Auditório do Balneário Rainha D.ª Amélia, aberta ao público, com a participação de médicos das Termas SPS e médicos imunoalergologistas, convidados pela APA e responsáveis diretivos de ambas as instituições

Termas de S. Pedro do Sul, 13 Maio de 2011 - A Associação Portuguesa de Asmáticos (A.P.A) e as Termas de S. Pedro do Sul (TSPS) realizam, conjuntamente, nos próximos dias 21 e 22 de Maio, as 2ªs. JORNADAS DE SAÚDE TERMAL sobre “AS CURAS TERMAIS NA ASMA”, inseridas num mês totalmente dedicado à Asma nas TSPS, com várias iniciativas de divulgação e intercâmbio de conhecimentos sobre os sintomas, as substâncias causadoras e como atuam as Curas Termais nesta doença crónica das vias respiratórias que atinge um milhão de portugueses. As Jornadas inserem-se no quadro do Protocolo assinado entre as TSPS e a APA, visando a divulgação da opção termal como meio privilegiado e eficaz de obter a melhoria da qualidade de vida dos doentes com Asma.

A Asma é uma doença inflamatória, crónica, das vias respiratórias que atinge cerca de 1 milhão de pessoas em Portugal – aproximadamente 5 % de crianças e 10% de adultos. Quando não tratada corretamente, pode interferir significativamente nas actividades do dia-a-dia e acarreta custos financeiros elevados quer diretos (consultas, hospitalizações e medicamentos), quer indiretos (absentismo escolar e profissional, perda de rentabilidade e reformas precoces).

As Termas de S. Pedro do Sul recebem anualmente várias centenas de doentes com Asma, sendo cada vez em maior número as crianças e adolescentes que frequentam esta estância Termal para resolver problemas relacionados com as vias respiratórias.

A realização regular de Curas Termais diminui as crises agudas da Asma, permitindo, segundo o diretor clínico das Termas de S. Pedro do Sul, Dr. Aires Leal, “um menor consumo de medicamentos – ou mesmo a sua completa supressão – podendo mesmo levar à sua cura total, tal como tem acontecido em inúmeras situações”.

SESSÃO PÚBLICA NO SÁBADO DIA 21 ÀS 18:00
NO AUDITÓRIO DO BALNEÁRIO RAINHA D.ª AMÉLIA

As 2ªs. Jornadas de Saúde Termal” terão uma Sessão Pública aberta ao público, aos termalistas e aos associados da APA, no Sábado dia 21 de Maio pelas 18:00, no Auditório do Balneário Rainha D.ª Amélia, com intervenções de médicos hidrologistas das Termas SPS, médicos imunoalergologistas e outros médicos especialistas convidados pela Associação Portuguesa de Asmáticos, bem como dos responsáveis diretivos de ambas as instituições. A participação e contributos de vários doentes associados da APA, assim como testemunhos de doentes com Asma que já realizam Curas Termais nas Termas de S. Pedro do Sul, assumem também particular destaque neste encontro de partilha e divulgação de conhecimentos sobre esta doença.
 

 

MAIO É O MÊS DA ASMA NAS TERMAS DE S. PEDRO DO SUL

. Depois de Abril dedicado à Artrite Reumatóide, Maio é o mês da Asma nas Termas de S. Pedro do Sul. A iniciativa, que vai conhecer múltiplas ações ao longo de todo o mês, tem a colaboração e participação da APA, a Associação Portuguesa de Asmáticos

. 2ªs Jornadas de Saúde Termal nas Termas de S. Pedro do Sul serão dedicadas à ASMA e realizam-se nos dias 21 e 22 de Maio

Termas de S. Pedro do Sul, 03 Maio de 2011- Maio é o mês da Asma nas Termas de S. Pedro do Sul (TSPS). Sessões de esclarecimento, rastreios, distribuição de informação sobre o que é a Asma e como atuam as Curas Termais na doença inflamatória, crónica, das vias respiratórias, incluindo testemunhos de doentes que já realizam Curas Termais nas TSPS e Encontros de Doentes e Profissionais da Saúde que acompanham doentes com Asma e que vão trocar experiências sobre o tratamento da doença nas Termas, são alguns dos eventos que vão transformar as Termas de S. Pedro do Sul durante todo o mês de Maio, num centro de divulgação e tratamento da Asma em Portugal.

As acções a decorrer no mês de Maio têm a colaboração da APA, Associação Portuguesa de Asmáticos, que, todos os anos, participa ativamente na celebração do dia mundial da Asma, com o desenvolvimento de programas que visam promover um melhor conhecimento da doença. Este ano, as TSPS desenvolvem, em conjunto com a APA, as 2ªs Jornadas de Saúde Termal especialmente dedicadas à asma, nos dias 21 e 22 de Maio.

A maior Estância Termal do País dá continuidade, em Maio, à realização de várias iniciativas, que se irão prolongar durante todo o ano de 2011, integradas em meses temáticos alusivos a cada uma das doenças reumáticas – osteoartrose, artrite reumatóide, espondilite anquilosante, fibromialgia, entre outras – e das vias respiratórias – asma, rinite, sinusite, bronquite, otite, entre outras – para cujo tratamento estão especialmente vocacionadas as suas águas termais, promovendo acções de sensibilização e divulgação que motivem as comunidades de doentes e de médicos ao debate, reflexão, conhecimento generalizado e tratamento da doença respetiva, reconhecendo a opção termal em geral e as Curas Termais nas Termas de S. Pedro do Sul em particular, como uma alternativa natural eficaz ao tratamento destas doenças e à garantia de uma melhor qualidade de vida destes doentes. Esta iniciativa procura assim continuar a divulgar a opção termal em Portugal, incentivando à realização regular de Curas Termais, cujos benefícios se manifestam na clara melhoria da qualidade de vida destes doentes – seja pela cura efetiva em algumas doenças como acontece com a asma, seja no controle da evolução das doenças crónicas como as de reumatologia - e na redução significativa da fatura do medicamento na saúde dos doentes.

Mais informações disponíveis em www.termas-spsul.com.

Nota: O Corpo Clínico das Termas de S. Pedro do Sul, integrado por onze médicos, encontra-se disponível para prestar toda a informação considerada necessária pelos media, sobre a atuação das Curas Termais na Asma.

 

PÁGINA INICIAL | CONTACTOSADICIONAR AOS FAVORITOS

Powered by 
IVICEVERSA® (2009/2017)